segunda-feira, 31 de agosto de 2009




O PINTOR JOSÉ GONZÁLEZ COLLADO




por OLIVEIRA GUERRA*


Collado, o bom e simpático pintor do Ferrol, deixou a sua maravilhosa terra galega da beira mar, a sua casa da Rua Galiano e a sua vivenda de verão assente sobre a areia e foi para Madrid, onde está desenvolvendo uma pressurosa actividade, onde as filhas serão educadas e donde escreve aos amigos uma vez por outra...
Da sua correspondência dos últimos tempos destacou-se uma prova fotográfica de «El Mar y el Campo», trabalho magnifico de 3, 20 X I m. no Centro Gallego de Madrid, essa magnifica entidade galega que eu devia ter visitado se tivesse ido à capital espanhola como tencionava e que visitarei quando lá for para tratar da constituição do Circulo de Estudos Galaico-Portugueses.
Peça de alegoria forte, humana, social e telúrica, «El Mar y el Campo» integra-se perfeitamente na obra de Collado e é um produto da sua alma ferrolana, quente e entusiasta, de pintor do Campo e do Mar, de pintor do Noroeste moreno e castiço. Collado que veio comigo ao Porto em Abril do ano findo há-de voltar com os seus quadros, com a sua arte vigorosa e calma e sã que traduz a Galiza com os seus campos verdes, os seus montes meditativos, o seu mar salino e sussurrante e as suas gentes delicadas, trabalhadoras e honradas.




*Editor e director da revista "CÉLTICA", falecido nos primeiros anos da década de sessenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário